Abr 24 2019

Do Calvário a Esperança – A Luta das Ex Detentas da Penha

por Fabio Manoel

O sistema penal brasileiro é seletivo. De um modo geral as maiores “vítimas” são negros, pobres e de baixa escolaridade. Quando pensamos na mulher dentro do sistema prisional, somamos esta seletividade com a condição “inferior” que esta mulher sofre em nossa sociedade. O resultado é uma mulher, que já carrega o peso de uma sociedade machista, com o estigma de uma presidiária.

Leia Mais
Abr 24 2019

Respostas sobre a lei Maria da Penha

por Fabio Manoel

A lei Maria da Penha estabelece, além da violência física e sexual, outras  formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, tais como a violência psicológica, a violência patrimonial e a violência moral, deixando em aberto outras possibilidades não descritas na lei.

Leia Mais
Abr 24 2019

Discriminação Racial

por Fabio Manoel

A discriminação racial no Rio é uma triste ferida de nossa história que infelizmente tem custado a cicatrizar. E essa demora ocorre por ao menos dois motivos. O primeiro motivo seria à inaceitável desigualdade social que assombra o nosso país desde a colonização. O segundo motivo diz respeito ao sentimento hipócrita em não admitir esta realidade. A escravidão deixou marcas e criou a cultura do preconceito, principalmente nas capitais escravocratas, como o Rio de Janeiro. A cultura (ainda que sutil) de uma “superioridade branca e elitizada” sobre uma raça “inferior e subalterna” penetrou no inconsciente coletivo 1 de nossa sociedade e legitimou a segregação social.

Leia Mais
Fev 12 2019

A Máquina de Moer Pobres

por Fabio Manoel

Não é nenhuma novidade que a violência no Brasil, sobretudo nas grandes capitais, ultrapassou os limites do que definiríamos como tolerável ou suportável. Também não é novidade o anseio popular por um alívio imediato que gere uma sensação mínima de segurança.

Leia Mais